Integração
Prefeitura realiza ação social no quilombo Vó Elvira
Atividade levou às famílias do 9º Distrito de Pelotas informações sobre serviços do município e de parceiros, além de auxiliar em encaminhamentos
A quinta-feira (19) marcou a primeira ação do Núcleo Integrado de Ações Sociais (Nias), na comunidade quilombola Vó Elvira, localizada no Monte Bonito, 9º distrito de Pelotas. A atividade contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e de representantes das diversas secretarias do município que integram a iniciativa, além dos parceiros, que levaram às famílias residentes informações e orientações sobre serviços, além de auxiliar com encaminhamentos.
Ao todo, 60 famílias fazem parte do quilombo. Durante a tarde foram oferecidos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como a vacinação, e as crianças puderam aproveitar os brinquedos montados pelas equipes. Uma apresentação sobre a história quilombola na região também esteve na programação, a cargo de representantes da comunidade Vó Elvira.
“Esse projeto busca trazer a prefeitura para mais perto das comunidades, sobretudo rurais, que estão mais distantes, o que torna mais difícil a busca por informações e serviços. É obrigação do município se aproximar, trazer ações e equipes até os cidadãos. Esse momento também é de interação, pois vamos ouvir as demandas e conhecer a realidade local. Essa integração é muito importante e queremos que se sintam acompanhados e próximos de nós”, pontuou a gestora.
Para os moradores, a atividade foi considerada muito importante para aproximar o Poder Público da comunidade. “É muito importante a presença da prefeita aqui, porque mostra o comprometimento com as comunidades quilombolas. Aqui é um lugar onde foram travadas muitas batalhas, lutas e histórias. Aqui, temos a maioria de mulheres da comunidade presentes e isso reforça a importância de ter uma mulher no poder”, disse Antônio, representante do quilombo Vó Elvira.
Estiveram presentes também o secretário de Assistência Social (SAS), José Olavo Passos, e o coordenador regional da Defesa Civil no Rio Grande do Sul, Márcio Facin.
A ação contou com a participação das secretarias de Assistência Social, com um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) volante, Cadastro Único e Rouparia; de Saúde; de Desenvolvimento Rural; e de Educação e Desporto; além da Defesa Civil do Estado e do município, Guarda Municipal, Emater, Secretaria Estadual da Agricultura, Tribunal Regional Eleitoral, Junta Militar e Conselho Tutelar.
Sobre o Nias
A proposta do Núcleo Integrado de Ações Sociais é levar os serviços às comunidades geograficamente mais distantes, já que muitas famílias têm dificuldade de acessar seus direitos e cumprir algumas obrigações pela necessidade de se deslocar até a cidade e dentro dela.
A partir do Núcleo, são levadas informações sobre serviços que não possam ser realizados de forma descentralizada e ações concretas que sejam possíveis, como vacinação, orientação sobre direitos, documentação, benefícios, atendimentos, entrega de agasalhos, educação e outros.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário